Ministério da Educação promove novo corte nos recursos das universidades federais

  • 13/08/2020

O Governo Federal promove um novo golpe no funcionamento das universidades públicas federais. O Ministério da Educação (MEC) deverá realizar corte de até R$ 1,2 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais em 2021. A pasta terá verba 18,2% menor no próximo ano, mesma redução que deve ser aplicada às instituições de ensino superior. Os valores do orçamento de 2021 para o MEC constam em um documento divulgado nesta terça-feira, dia 11 de agosto, pelo Ministério da Economia. É o segundo corte consecutivo na verba anual da pasta. O último foi de 8,2% de 2019 para 2020.

O corte será aplicado nas verbas discricionárias (não-obrigatórias), que incluem pagamentos de despesas como funcionários terceirizados e contas de água e energia. Também está nessa categoria o valor destinado à assistência estudantil, que atende alunos em situação de vulnerabilidade econômica nessas instituições e órgãos como os restaurantes universitários.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, afirmou em coletiva na tarde desta quarta-feira, 12, que a redução inviabiliza o funcionamento das instituições.