Bolsonaro diz ter desistido de criar o Renda Brasil e dispara contra equipe econômica por não conseguir viabilizar recursos para o novo programa

  • 15/09/2020

O presidente Jair Bolsonaro tinha dado a missão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e à sua equipe de buscar recursos que viabilizassem a criação do programa Renda Brasil. Seria um substituto do atual Bolsa Família, criado ainda no governo do PT. Guedes bem que tentou, no entanto, só conseguiu arranjar dinheiro acabando com outros programas sociais. A última ideia ventilada foi congelar aposentadorias e reduzir auxílio para idosos e pessoas com deficiência para criar o novo programa social. 

Nesta terça-feira, dia 15 de setembro, a paciência de Bolsonaro parece ter se esgotado com a equipe econômica. Ele anunciou pelas redes sociais que o programa batizado de Renda Brasil não será criado e o Bolsa Família será mantido.

É claro, que os bons resultados de aceitação popular provocados pelo pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19 não vão fazer que Bolsonaro esqueça de tentar “turbinar” o atual Bolsa Família. Afinal, ele já entendeu que para pensar em reeleição em 2022, terá que ter algum programa social de renda básica para se escorar. Para desespero de Paulo Guedes que desejava caminhar em outra direção. A ameaça de “cartão vermelho” que o presidente Bolsonaro fez hoje não foi o primeiro choque com membros da equipe econômica.