MPF pede afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou nesta segunda-feira, dia 28 de setembro, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que analise o pedido de afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do cargo.
Os procuradores argumentam que “a permanência do requerido Ricardo de Aquino Salles no cargo de Ministro do Meio Ambiente tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo alarmante aumento do desmatamento, sobretudo na Floresta Amazônica”.
O MPF propôs o afastamento do ministro no dia seis de julho na primeira instância da Justiça Federal no Distrito Federal. A ação tramita na 8ª Vara Federal no DF, mas o pedido ainda não foi avaliado.
Nesta segunda-feira, Salles conseguiu aprovar no Conselho Nacional do Meio Ambiente, presidido por ele, a extinção de duas resoluções que definiam áreas de proteção permanente de manguezais e de restingas do litoral brasileiro. Com a revogação, o caminho fica aberto a especulações imobiliárias nas faixas de vegetação de praias e para a ocupação de áreas de mangues para produção de camarão. Parlamentares em Brasília tentam anular a decisão na Justiça.