Professores da rede estadual iniciam testes da Covid-19 para retorno presencial em 1° de outubro. Rede municipal de Fortaleza ficará de fora

  • 25/09/2020

A Secretaria de Saúde do Ceará iniciou, nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, o agendamento dos testes de Covid-19 para os professores da rede estadual. Os testes poderão ser realizados a partir de segunda-feira, dia 28, no Centro de Testagem da Praça do Ferreira, no drive-thru do shopping RioMar Kennedy, ambos em Fortaleza, em unidades móveis que funcionarão exclusivamente para atendimento dos trabalhadores da rede pública estadual de ensino.

O esforço é deixar os profissionais de educação habilitados para o retorno de escolas públicas de 44 municípios da Macrorregião de Fortaleza que estão autorizados a voltar com 35% da capacidade de aulas presenciais, a partir de 1° de outubro. O decreto estadual autoriza, mas deixa sob a responsabilidade de cada Prefeitura decidir pela volta das aulas presenciais.

No entanto, oito municípios da Região Metropolitana de Fortaleza já decidiram que não vão retornar com as aulas. São eles: Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Fortaleza diz que as aulas não voltam em 1° de outubro. Também não confirma nenhuma data para retornar. Há uma negociação em curso com os professores ligados ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), que está resistente ao retorno presencial. Há possibilidade de Fortaleza só voltar à modalidade do ensino presencial na rede pública em 2021.