Com campanhas em curso, deputados estaduais e vereadores de Fortaleza se ausentam de sessões no Legislativo
Em tempos de eleições municipais, os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Ceará sofrem com a baixa frequência dos parlamentares. Isso porque vereadores e deputados estaduais se encontram envolvidos, direta ou indiretamente, com as campanhas em curso no pleito eleitoral deste ano. O ritmo hoje é de uma sessão por semana, tanto na AL-CE quanto na CMFor.
Dos 43 membros do Parlamento Municipal, 42 estão em busca da reeleição em 2020. Uma luta que exige fôlego e articulação intensa com as suas respectivas bases de apoio, visto que a campanha dura apenas 45 dias, encerrando-se em 15 de novembro. Até lá, as poucas movimentações em sessão na Câmara envolvem principalmente debates de posicionamento dos vereadores sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza.
Na Assembleia Legislativa, 12 deputados estaduais dos 46 com mandato vigente estão dedicados à disputa ao cargo de prefeito e vice-prefeito em Fortaleza, na Região Metropolitana, e também no Interior. Dentre eles estão os prefeituráveis na Capital, José Sarto (PDT), Renato Roseno (PSOL) e Heitor Ferrer (SD).
Em Brasília, quatro dos 22 deputados cearenses estão ausentados para a disputa da Prefeitura de Fortaleza: Capitão Wagner (Pros), Luizianne Lins (PT), Célio Studart (PV) e Heitor Freire (PSL).