Governo do Ceará barra novas reaberturas na economia diante do aparecimento de casos da Covid-19
Em pronunciamento pelas redes sociais, neste sábado, dia 10 de outubro, o governador do Ceará, Camilo Santana, disse que não haverá nenhum tipo de avanço no plano de reabertura econômica nesta semana. E o motivo é o surgimento de novos casos da Covid-19. A decisão frustrou o setor de bares, que acreditava na liberação das atividades nós próximos dias. “Não haverá avanço essa semana no processo de retomada, para que haja uma avaliação detalhada de todos os números, já que foi detectado um crescimento de casos em algumas áreas, o que precisa ser rigorosamente estudado”, afirmou o governador.
As aulas na rede pública seguem presenciais e na rede particular, apenas com capacidade reduzida e nas séries autorizadas. Na semana que passou, pelo menos quatro escolas particulares suspenderam aulas presenciais devido ao aparecimento de casos da Covid-19 entre alunos, professores e funcionários.
A preocupação no momento também envolve a campanha eleitoral, devido ao registro de aglomerações na Capital e interior. Em 24 municípios do Ceará, partidos políticos e TRE firmaram acordo para não realizar eventos de campanha que gerem aglomerações. Um número reduzido que só representa somente 13% do total de cidades do Estado.
A Secretaria de Saúde do Ceará tem orientado que comícios, caminhadas, carreatas e reuniões com grande número de pessoas sejam evitadas. A pasta elaborou um protocolo com medidas de controle e prevenção à Covid-19 para a realização das eleições municipais, marcadas para 15 de novembro.