Obama diz que Bolsonaro e Trump se igualam ao ignorar a Ciência no combate à pandemia da Covid-19
O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, deu uma entrevista exclusiva ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, onde afirmou que o negacionismo à ciência de Jair Bolsonaro e Donald Trump está refletido nos números desastrosos da Covid-19 nos dois países. São quase 247 mil mortes nos EUA e pouco mais de 166 mil no Brasil.
“Posso dizer que, com base no que vi, as políticas dele, assim como as de Donald Trump, parecem ter minimizado a ciência da mudança climática…olhando para a pandemia, Donald Trump, assim como o Brasil, não deram ênfase para a ciência e teve consequências para ele (Trump)”, prosseguiu Obama.
Questionado sobre a provocação feita por Jair Bolsonaro ao presidente eleito Joe Biden, ao dizer que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora” rebatendo o posicionamento do democrata norte-americano sobre as queimadas na Amazônia. “Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, há uma oportunidade de redefinir essa relação”, disse o ex-presidente dos EUA.