Cerca de 42 países no mundo já iniciaram a vacinação da Covid-19. No Brasil, Bolsonaro não tem data para iniciar e põe culpa nos laboratórios pelo atraso

  • 28/12/2020

Cerca de 42 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população contra a Covid-19. Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Costa Rica, Omã, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes, Rússia, China, Arábia Saudita e Israel estão na lista dos que iniciaram a imunização em grupos prioritários. Na América do Sul, a Argentina começa nesta terça-feira, dia 29 de dezembro.

A União Europeia iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no último domingo, dia 27 de dezembro. A Alemanha, a Hungria e a Eslováquia começaram a imunização um dia antes, no sábado passado, dia 26, e a Irlanda deve fazer nesta terça-feira, dia 29. Já a Holanda terá que esperar até 8 de janeiro.

Reino Unido, a Suíça, a Noruega e a Sérvia também já começaram a imunizar a população. A Islândia deve iniciar a aplicação também nesta terça-feira.

No Brasil, não existe ainda uma data fechada para o começo da vacinação. Em São Paulo, a vacina CoronaVac é a com o processo mais adiantado, mas ainda não há autorização de uso pela Anvisa.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro minimiza o atraso para liberação e aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em vender a vacina ao Brasil. Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira, dia 28, em Brasília, Bolsonaro repetiu que não está preocupado com o início da campanha de vacinação no País, mesmo quando o Brasil se aproxima de 200 mil mortes causadas pela pandemia da Covid-19.