Executiva Estadual do PT anula decisão municipal de se opor à gestão de José Sarto na Prefeitura de Fortaleza

  • 31/12/2020

A divergência interna no Partido dos Trabalhadores segue intensa diante da indefinição sobre qual posição a legenda tomará sobre a gestão do novo prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). Durante esta semana, os vereadores e a instância municipal do PT haviam decidido que se manteriam em oposição ao governo do sucessor de Roberto Cláudio. No entanto, a Executiva Estadual petista acabou por anular esta decisão na última quarta-feira.

Se de um lado os vereadores Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia e Larissa Gaspar buscam sutentar a oposição à Sarto, nomes petistas como o governador Camilo Santana, os deputados federais José Guimarães e José Airton, e os deputados estaduais Acrísio Sena, Moisés Braz e Fernando Santana pressionam para que o PT integre a base de Sarto.

Os representantes da legenda na Câmara Municipal de Fortaleza sustentam que o partido deve fazer uma oposição qualificada e propositiva ao novo prefeito, mantendo a mesma postura que teve durante os oito anos de Roberto Cláudio no Paço Municipal. Em entrevista ao jornal O POVO, Guilherme Sampaio chegou a dizer que este sentimento representa “a maioria da militância do PT”.

Um dos principais defensores do PT ao lado da gestão municipal, Acrísio Sena condena a oposição de companheiros de partido e diz que esta posição “desconsidera a vocação democrática” do Partido dos Trabalhadores. A base estadual petista defende que é momento de somar foras diante de uma oposição formada por apoiadores de Capitão Wagner, candidato derrotado por Sarto no segundo turno das eleições e um dos principais opositores ao grupo político no poder no Estado, e bolsonaristas.

A oposição à Sarto também é sustentada por militantes que defendem a ex-prefeita Luizianne Lins, que foi adversária de Sarto durante as últimas eleições, e não se posicionou a favor do prefeito eleito ao longo do segundo turno.

Os representantes estaduais do PT prometem recorrer à esfera nacional do partido caso a insistência de formar oposição em Fortaleza se mantenha.