Governo Bolsonaro negocia para fechar compra de vacina do Instituto Butantan

  • 17/12/2020

Apesar do discurso ideológico do presidente Jair Bolsonaro para os seus seguidores, o Ministério da Saúde negocia nos bastidores a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac. O Instituto Butantan é vinculado ao governo do Estado de São Paulo e a CoronaVac já motivou discussões entre o governador João Doria (PSDB-SP) e o presidente Jair Bolsonaro, que mantém firme o discurso contra tudo o que vem da China, apesar do País ser o maior importador dos produtos brasileiros.

O contrato em negociação entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan prevê que nenhum estado poderá mais fazer negócios com o governo de São Paulo e quem administrará e distribuirá as doses do imunizante chinês será o Governo Federal.

É preciso pressa para iniciar um plano de vacinação no País. O Brasil superou a marca dos 7 milhões de casos confirmados da Covid-19. O total de infectados subiu para 7.042.695 desde o início da pandemia, com 68.437 novos casos de ontem para hoje. Foram 968 novas morte nas últimas 24 horas, com um total de 183.822 óbitos desde o começo da pandemia.