Números da Covid-19 crescem em todo o País e Bolsonaro dobra a aposta no negacionismo e na enganação

  • 11/12/2020

Enquanto os números da Covid-19 voltam a assustar a população em todo o Brasil, o presidente Jair Bolsonaro continua a apostar no negacionismo e na enganação. São pelo menos 20 estados brasileiros, inclusive o Ceará, com alta no número de casos e mortes pela doença nas últimas quatro semanas. Nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, durante a inauguração de uma ponte em Porto Alegre (RS), Bolsonaro declarou: “Estamos vivendo um finalzinho de pandemia”. Os números, no entanto, vão de encontro ao que diz o presidente.

Em cerca de um mês, subiu de seis para oito o número de capitais com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. As filas para testes aumentaram e em cidades, como Rio de Janeiro, há fila também por leitos de UTI.

Bolsonaro mente ao dizer que o Brasil é um dos melhores países no combate ao vírus. Na verdade, o Brasil é o terceiro país com mais casos e o segundo com mais mortes no mundo. Neste fim de semana, o País deve superar os 180 mil mortos pela doença.

Se o negacionismo não fosse o suficiente, o Governo Federal dá um “show” de improviso na montagem de um plano de vacinação. Enquanto outros países já fecharam contratos com laboratórios e até já iniciam a vacinação de grupos prioritários, no Brasil ainda não se tem um plano fechado. O Ministério da Saúde se resume a alimentar uma briga política com o governador de São Paulo, João Dória, que partiu na frente na busca de uma parceria com o desenvolvimento da CoronaVac, vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.