Adiamento do Enem é negado na Justiça e primeira prova está mantida para o próximo domingo

  • 12/01/2021

A Justiça Federal negou o pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso não haja nova mudança sobre a decisão, a primeira prova será realizada no próximo domingo, dia 17 de janeiro.

O adiamento foi pedido pela Defensoria Pública da União (DPU) na última sexta-feira, dia 8, sob a justificativa do quadro de crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19. O Brasil passa por alta de casos e ultrapassou as 200 mil mortes pelo coronavírus. A DPU defende que não há segurança para os participantes do exame neste momento.

A manutenção das datas ocorreu porque a Justiça acatou o argumento da Advocacia-Geral da União (AGU) de que há orientação sobre as medidas sanitárias adotadas na realização do exame, e também que o adiamento pode acarretar consequências financeiras e ameaças à formação acadêmica dos estudantes. 

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), general Carlos Roberto Pinto de Souza, 59, morreu nesta segunda-feira, dia 11, por complicações após ter contraído Covid-19. O órgão que ele dirigia é responsável pela elaboração do Enem.