Centro cirúrgico em hospital de Fortaleza é interditado pela Vigilância Sanitária do Estado

  • 29/01/2021

A Vigilância Sanitária do Estado do Ceará interditou, na última quinta-feira, dia 28 de janeiro, o centro cirúrgico do Hospital Gastroclínica, em Fortaleza. A ação ocorreu depois que 12 profissionais do setor foram internados, ao longo de duas semanas, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a interdição será por 20 dias, com cirurgias eletivas suspensas e apenas as de emergência mantidas. A Vigilância Sanitária trabalha, junto ao departamento de saúde do trabalhador, para investigar as causas do adoecimento e se realmente existe conexão entre a causa e as condições de trabalho dos funcionários. Ainda segundo a Sesa, o hospital pode ter falhado na adoção de protocolos sanitários.

Em nota, a Gastroclínica afirma que não há nenhuma interdição do centro cirúrgico e que , diante do aumento dos casos da Covid-19, foram redobradas as medidas preventivas de segurança. A administração do hospital também garantiu que foi realizada a vacinação dos profissionais da sua linha de frente. Contudo, a Sesa listou em nota série de irregularidades e infrações sanitárias identificadas na unidade hospitalar privada.