Governo do Ceará conclui distribuição das vacinas no Estado. Mas a chegada de novas doses ainda é incerta

  • 20/01/2021

O Governo do Ceará concluiu a distribuição das cerca de 218 mil doses da CoronaVac já recebidas por todas as regiões do Estado. São 109 mil pessoas a serem imunizadas neste primeiro momento. Em Fortaleza, 742 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, um dia após a chegada das 80 mil doses da CoronaVac destinadas somente para a Capital. De acordo com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, foram imunizados 481 profissionais da saúde, 173 idosos do Lar Torres de Melo e 88 profissionais que atuam no local.

Agora, a luta é para conseguir mais vacinas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já informou que a entrega da vacina de Oxford contra a Covid-19 vai atrasar de fevereiro para março, por falta de insumos vindos da China. A produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan passa pelo mesmo problema.

Governadores estaduais já se articulam para negociar e comprar vacinas independente do Governo Federal, que já se mostrou incompetente nas relações diplomáticas com a Índia e a China, principais fornecedores dos insumos para as duas vacinas aprovadas emergencialmente pela Anvisa.

O fato é que se ficarmos esperando pela “logística” do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vamos enfrentar outro problema que é a falta de vacina para dar continuidade à campanha contra a Covid-19.