Bolsonaro exclui General Mourão de reunião com ministros e deixa claro que não tem mais confiança no vice-presidente

  • 10/02/2021

A relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o vice General Mourão não anda das melhores. Nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, Mourão foi excluído de uma reunião que Bolsonaro teve com 22 dos 23 ministros. O único ausente foi Fábio Faria, das Comunicações, que está no exterior. O vice Mourão não foi sequer convidado.

Em resposta, o vice-presidente Hamilton Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia, não compareceu à cerimônia na qual o presidente Jair Bolsonaro lançou um programa destinado a buscar investimentos privados para preservação de áreas ambientais, começando pela Amazônia.

O fato é que Bolsonaro procura, no momento, dar atenção aos pedidos do Centrão, que almeja conseguir os ministérios da Saúde, Educação e Cidadania. Os parlamentares do Centrão garantiram a eleição de aliados do Governo nas presidências da Câmara e do Senado. É o “preço” a pagar. As exigências prometem ser cada vez maiores.

O desejo mais recente do Centrão é trocar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que iria para o lugar de Ernesto Araújo, nas Relações Exteriores. A política ideológica internacional de Araújo estaria atrapalhando os interesses do agronegócio brasileiro. A ideia divide opiniões dentro do Governo Federal.