Secretários de saúde de estados e municípios descrevem cenário de colapso a Eduardo Pazuello. São 11 estados já em estado crítico nas internações

  • 25/02/2021

Uma reunião nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, entre os representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde dos Estados e dos Municípios com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, revela o cenário crítico dos estados em relação a lotação dos hospitais com pacientes com a Covid-19. Há pelo menos 11 estados brasileiros perto do colapso na rede hospitalar, seja pública ou privada: Ceará, Santa Catarina, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraná.

Eduardo Pazuello reconhece que o coronavírus está provocando uma contaminação três vezes maior no País. O ministro chegou a propor aos secretários a fazer a transferência de pacientes de um estado para outro no caso de falta de UTI, mas o próprio presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, diz que os estados estão no limite. “Temos que ligar o alerta porque viveremos semanas de março e abril muito difíceis. Talvez as mais difíceis”, disse.

O que é pior nessa situação é que ao mesmo tempo que Pazuello corre por um lado em busca de soluções, o presidente Jair Bolsonaro continua viajando pelo País estimulando as pessoas a irem às ruas, pregando o fim do distanciamento social, o não uso das máscaras e desistimulando a vacinação contra a Covid-19.

Dessa forma, ficamos ainda mais distante de um fim da pandemia. As dificuldades só tendem a aumentar diante de tanto negacionismo, seja pelo lado da saúde e seja pelo lado da economia.