Sergio Moro e procuradores da Lava Jato sofrem nova derrota na Segunda Turma do STF

  • 09/02/2021

O ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato sofreram nova derrota no Supremo Tribunal Federal (STF). Por quatro votos a um, a Segunda Turma do STF decidiu liberar o compartilhamento da íntegra das mensagens vazadas da Operação Lava Jato com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Procuradores que integravam a força-tarefa haviam entrado com um recurso para negar esse acesso e foram derrotados na sessão desta terça-feira, dia 9 de fevereiro.

O resultado na Segunda Turma pode atingir diretamente as decisões de Sérgio Moro contra Lula, porque mostra para a opinião pública o método ilegal de atuação do então magistrado e de procuradores da República da força-tarefa da Lava Jato.

Durante o seu voto no julgamento desta terça-feira favorável à liberação das conversas de Moro com os procuradores, o ministro do STF, Gilmar Mendes, afirmou que os diálogos da Lava Jato “são ficcionais e merecem o Prêmio Nobel de Literatura ou é o maior escândalo judicial do mundo”. Gilmar Mendes estima que o STF deverá analisar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na sentença contra o ex-presidente Lula depois do Carnaval.  “É uma avalanche. Quero saber o que fizemos de errado para que institucionalmente produzíssemos isso, um setor que cria sua própria constituição e opera seguindo seus sentimentos de justiça”, disse o ministro do STF.