Casos de Covid-19 continuam a subir e Fortaleza sofre colapso em hospitais particulares

  • 16/03/2021

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta terça-feira, dia 16 de março, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou que todos os hospitais particulares de Fortaleza colapsaram devido ao alto número de internações por casos de Covid-19. O titular da Sesa disse ainda que os hospitais privados buscam diariamente ajuda da pasta para encontrar soluções emergenciais diante do cenário crítico.

Para Cabeto, é preciso investir agora na integração entre os sistemas público e privado. “Essa integração do Ceará como um todo, agora, é o mais importante. O mais importante agora é olhar pras questões técnicas e humanas, fazer as duas coisas de uma maneira harmônica, histórica e bem colocada, pra que a gente tenha um bom resultado”. Nas unidades públicas, hoje são cerca de 900 pacientes internados com o novo coronavírus. Junto ao governador Camilo Santana (PT), Cabeto acompanhou obras de montagem das unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde serão disponibilizadas tentas com até 103 novos leitos. Destes, 35 já estarão disponíveis nesta terça-feira.

Exemplo da situação calamitosa é o quadro de lotação enfrentado pela rede de atendimento da Unimed na Capital. O médico e presidente da cooperativa, Elias Leite, informou no início desta semana que os hospitais atravessam o pior momento. “A nossa capacidade de expansão já está chegando ao limite ou até já passando do limite”, disse. O Ceará registrou 5 mil novos casos de Covid-19 desde a última segunda-feira, chega do a 478 mil casos confirmados. Até o momento, 12.394 mortes pelo vírus ocorreram no Estado.