Estado promete ajudar rede particular de Fortaleza com fornecimento do “kit intubação”. Medicamentos já começam a faltar em vários municípios do País

  • 27/03/2021

Diante da ameaça de faltar os medicamentos do “kit intubação” na rede hospitalar privada de Fortaleza nos próximos cinco dias, a Secretaria da Saúde do Ceará se comprometeu a fazer um empréstimo emergencial de medicamentos a alguns dos hospitais particulares da Capital. O estoque atual de remédios utilizados na intubação de pacientes com Covid-19 está baixo em hospitais de Fortaleza, como também de unidades do interior do Estado. Os medicamentos em questão são principalmente bloqueadores neuromusculares que auxiliam no processo de intubação.

 De acordo com a Confederação Nacional de Prefeitos, 1.316 municípios estão no limite de medicamentos necessários para intubação. Isso significa que 23% das cidades do Brasil, além de não possuírem mais UTIs suficientes para atender os pacientes com Covid-19, também podem ser obrigados a suspender os tratamentos pela falta de medicamentos.

O boletim desta sexta-feira, dia 26 de março, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) registrou 3.650 novas vítimas da covid no Brasil em um período de 24 horas. É mais de uma morte por minuto.