Governadores do Nordeste compram diretamente a vacina russa Sputnik V. Camilo aguarda chegada de novas vacinas nesta semana

  • 13/03/2021

A vacina russa contra Covid-19, Sputnik V, vai integrar o Plano Nacional de Imunização. A decisão foi anunciada após uma reunião com os governadores do Nordeste e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde. O Consórcio Nordeste de Governadores acertou a compra direta de 39 milhões de doses do imunizante com Fundo Soberano Russo, que representa a vacina Sputnik V. A programação inclui o recebimento dos primeiros 2 milhões de imunizantes em abril, seguida por 5 milhões em maio e assim por diante, até o mês de julho, quando é encerrada a transferência do lote comprado para os estados.

A compra aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em 23 de fevereiro, estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19.

O governador do Ceará, Camilo Santana, estima que nesta semana deve chegar um novo lote de vacinas para o Estado. Ele aguarda ainda a confirmação da quantidade pelo Ministério da Saúde.