Governo Bolsonaro suspende apoio a qualquer projeto cultural em cidades que adotem medidas de isolamento social

  • 05/03/2021

O negacionismo do Governo Bolsonaro em relação ao combate à Covid-19 continua a produzir absurdos. A Secretaria Nacional de Cultura determinou, nesta sexta-feira, dia 5 de março, que projetos culturais que buscam patrocínio oficial sequer passem por análise, caso sejam de locais onde os governos estaduais, por conta da pandemia de Covid-19, tenham adotado medidas restritivas de circulação.

A pasta só irá analisar projetos que ocorram em cidades que não adotarem medidas mais rígidas de combate a Covid-19 pelo período de quinze dias, suspendendo assim, a Lei Rouanet para artistas cearenses ao longo das próximas duas semanas de lockdown. A medida foi publicada em portaria do Diário Oficial da União (DOU).

O secretário Especial da Cultura, Mário Frias (foto), destaca no documento que “só serão analisadas e publicadas no Diário Oficial da União as propostas culturais que envolvam interação presencial com o público, cujo local da execução não esteja em ente federativo em que haja restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto”.

A maioria dos estados brasileiros e as principais capitais do País estão com medidas restritivas para tentar barrar o avanço da pandemia. A portaria da Secretaria Nacional de Cultura exclui os projetos de todos esses locais

No Brasil, a estimativa das autoridades de saúde é de que se alcance a média de 3 mil mortes por dia neste mês de março em decorrência da pandemia. Até o momento, mais de 260 mil pessoas morreram de complicações do novo coronavírus.