Novas gravações enviadas ao STF mostram interferência da Lava Jato para impedir soltura de Lula e na sentença do caso do sítio em Atibaia

  • 04/03/2021

Novas gravações interceptadas entre membros da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba mostram a interferência da operação para tentar impedir a soltura do ex-presidente Lula, quando ele estava preso na PF do Paraná, e na sentença no caso do sítio em Atibaia. A defesa de Lula está municiando os ministros do STF que vão analisar a suspeição de Sérgio Moro nas duas condenações do ex-presidente que lhe tiraram os direitos políticos e o mantiverem preso por 580 dias na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Os áudios fazem da parte da Operação Spoofing, que investiga a invasão de dispositivos eletrônicos de autoridades, como o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol. 

Diálogos enviados pela defesa do ex-presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira, dia 4 de março, mostram os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato discutindo como evitar que o petista saísse da prisão por meio de habeas corpus concedido pela Justiça em 2018. Segundo o ex-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, nas áudios gravados por um hacker, até a ministra do STF, Cármen Lúcia, mandou a decisão judicial de soltar Lula ser descumprida. Ela teria telefonado para então ministro da Segurança, Raul Jungmann, no dia em que desembargador Rogério Favreto, do TRF4, concedeu habeas corpus ao petista.

Em outra gravação enviada ao STF, a defesa de Lula mostra conversas de Deltan Dallagnol com o grupo de procuradores que tinha receio de que o posto de titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, deixado pelo ex-juiz Sergio Moro, fosse assumido por algum juiz não alinhado à causa lavajatista. Assim, buscaram apressar o trabalho da juíza substituta, Gabriela Hardt. Diante da pressão da Lava Jato de Curitiba, a juíza é acusada de copiar parte da mesma sentença que condenou Lula no caso do tríplex do Guarujá e usá-la na condenação do processo sobre o sítio de Atibaia.