Bolsonaro chega a 54% de rejeição em pesquisa presidencial para 2022. E ainda perde para Lula
Em meio ao cenário de crise cada vez mais agravado, Jair Bolsonaro alcançou a marca mais negativa desde o início de seu governo. Segundo a pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira, dia 23 de abril, o presidente é desaprovado por 54% do público eleitor, a maior rejeição dentre os prováveis candidatos na corrida presidencial de 2022.
No último mês de janeiro, o índice era de 37%. Ao todo, são 25% os que aprovam a gestão de Bolsonaro, e 20% aqueles que se encontram neutros na avaliação. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa aponta ainda que, em uma disputa de segundo turno, o ex-presidente Lula (PT) venceria Bolsonaro com 40% das intenções de voto, contra 38% do atual presidente. Os outros candidatos mais relevantes aparecem como derrotados por Bolsonaro: Ciro Gomes (44% a 34%) João Doria (44% a 26%) e Luciano Huck (40% a 38%).
O governo bolsonarista vive seus dias mais turbulentos, investigado em CPI no Senado por ações e omissões diante da pandemia da Covid-19, crises diplomáticas, economia fragilizada e forte apelo pela troca de comando do Ministério do Meio Ambiente, devido a ausência de fiscalização contra o desmatamento ilegal na Amazônia.
