Camilo autoriza abertura de academias, barracas de praia e aulas presenciais até o 9º ano
O Ceará deu mais um passo na flexibilização das atividades econômicas. O governador Camilo Santana (PT) anunciou neste sábado, dia 24 de abril, que o novo decreto de isolamento social rígido incluirá autorização para abertura de academias, barracas de praia e aulas presenciais em escolas até o 9º ano do Ensino Fundamental de segunda a sexta-feira. As restrições rígidas permanecem aos fins de semana. A medida ocorre, segundo Camilo, em um contexto de queda dos números de casos de Covid-19 em todo o Estado.
As novas regras, que valem a partir de segunda-feira, dia 26, delimita que as escolas e barracas de praia operem com o limite de 40% de capacidade de ocupação. No caso das academias, o limite é de 25% da capacidade. Igrejas e templos também poderão funcionar com o limite de 25%. “Temos uma tendência de queda, mas ainda num platô muito alto. É um momento que ainda exige muito cuidado, muita preocupação”, advertiu o governador.
Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a média móvel de óbitos por Covid-19 caiu 53,5% nas últimas duas semanas, e a de casos confirmados reduziu em 76%. “Chegamos a ter algo em torno de 7% de letalidade e agora estamos em 2,6%”, informou o secretário Dr. Cabeto.
No decreto que se encerra neste domingo, dia 25, já haviam sido incluídos entre as atividades permitidas os comércios de rua, shoppings e restaurantes com limitação de capacidade e do horário de funcionamento.