Cúpula do Clima promovida por Joe Biden é último teste para Bolsonaro na questão do meio ambiente

  • 21/04/2021

A Cúpula dos Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, será realizada virtualmente nesta quinta-feira, dia 22 de abril, e sexta-feira, dia 23. O presidente norte-americano convidou outros 39 chefes de estado, entre os quais, Jair Bolsonaro. Será a última chance do presidente brasileiro reafirmar perante o cenário internacional o seu compromisso contra o avanço do desmatamento da Amazônia. O Brasil busca recursos internacionais, inclusive, dos Estados Unidos, mas teme retaliações diante do cenário de degradação do meio ambiente através do desmatamento ilegal e a falta de fiscalização do Governo Federal.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é acusado de desmontar toda as estrutura de fiscalização ambiental no País, com o esvaziamento de órgãos como o Ibama, que sofre com a falta de recursos e insuficiência de funcionários. Quem se beneficia são grileiros e garimpeiros, que avançam com ações de desmatamento.

A expectativa dos ambientalistas é que o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima deve seguir a mesma cartilha do ministro Ricardo Salles, considerado um símbolo do retrocesso na agenda ambiental. Nas redes sociais, uma campanha pede a demissão do atual ministro.