Gravação mostra que Bolsonaro tenta reverter alvo da CPI da Covid a ser instalada no Senado esta semana
Uma gravação divulgada no último fim de semana pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) revela que o presidente Jair Bolsonaro tenta agora usar a CPI da Covid, a ser instalada esta semana no Senado, para perseguir governadores, prefeitos e ministros do STF. O objetivo da CPI de forma original é apurar as responsabilidades do Ministério da Saúde na falta oxigênio em Manaus e os problemas de abastecimento de insumos para o combate à pandemia da Covid-19 em todo o País.
Bolsonaro movimenta senadores aliados para tentar reduzir o desgate político ao Governo Federal com os trabalhos da CPI no Senado. Para isso, a intenção é tentar atingir governadores e prefeitos, que são hoje os únicos responsáveis pelas medidas de distanciamento social no País. Bolsonaro é defensor que toda a população volte à “vida normal”, apesar de o Brasil viver ainda um momento de muita gravidade da doença com 353.293 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias chegou a 3.109 mortes.
A oposição vê uma tentativa de Bolsonaro de fugir das responsabilidades no enfrentamento da Covid-19. “A conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente, que tenta intervir no Legislativo e intimidar o STF. O objeto da CPI da Covid não pode ser modificado. Bolsonaro está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações”, escreveu o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) nas redes sociais.