Ministro do STF determina que Governo Federal realize Censo do IBGE em 2021
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, determinou nesta quarta-feira, dia 28 de abril, que o Governo Federal adote as medidas necessárias para a realização do Censo Demográfico de 2021. O despacho atende ao pedido feito pelo Governo do Maranhão, diante do cancelamento da mais ampla pesquisa sobre a população brasileira anunciado pela Secretaria da Fazenda na semana passada.
Marco Aurélio criticou com veemência os cortes no orçamento para a realização do estudo neste ano executados pelo governo de Jair Bolsonaro. Sem.a realização do Censo, o Brasil fica sem qualquer referência para adoção de políticas públicas em vários setores.
Responsável pelo Censo, o IBGE decidiu em abril pela suspensão das provas do processo seletivo para os profissionais que trabalhariam na pesquisa, antes prevista para ser executada em 2020 e adiada devido à pandemia. A decisão ocorreu baseada na redução do investimento na pesquisa de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões, aprovada pelo Congresso Nacional.