Pleno do STF confirma anulação de processos e deixa Lula livre para concorrer nas eleições de 2022

  • 15/04/2021

Por oito votos a três, o Pleno do Supremo Tribunal Federal confirmou, nesta quinta-feira, dia 15 de abril, a incompetência do ex-juiz Sergio Moro para julgar os processos do ex-presidente Lula, em Curitiba. Assim, os ministros confirmam a decisão de Edson Fachin de anular todos os processos contra o petista. Em resumo, o Pleno do STF deixa Lula livre para se candidatar à Presidência da República em 2022. O ex-presidente recuperou em definitivo os direitos políticos. As pesquisas eleitorais vêm dando ao petista alto potencial de intenção de votos, inclusive à frente do presidente Jair Bolsonaro em simulações de primeiro e segundo turnos.
Com a incompetência de Moro, os processos envolvendo Lula terão de começar do zero em outra Vara Federal, que será em Brasília ou São Paulo.
A idade de Lula (75 anos), o período dos fatos considerados criminosos e o tamanho das punições podem vir a contribuir com que todos os processos contra o ex-presidente venham a prescrever, que é quando um processo demora demais para julgar um fato do passado.