Pleno do STF forma maioria e dá nova vitória a Lula ao manter suspeição de Sergio Moro
O Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 7 a 2, nesta quinta-feira, dia 22 de abril, ao considerar que o ex-juiz federal Sergio Moro foi parcial ao julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão mantém o que já havia sido decidido na Segunda Turma, que declarou a suspeição do ex-juiz que ao deixar a Magistratura assumiu o Ministério da Justiça no Governo Bolsonaro. Agora, o ex-presidente Lula se fortalece ainda mais para pleitear uma candidatura à Presidência da República em 2022, com o discurso reforçado de que foi perseguido por Moro e os procuradores da Lava Jato.
Apesar do Pleno do STF ter formado maioria, ainda há dois ministros a votar: Marco Aurélio de Mello, que pediu vista, e o presidente Luiz Fux. Os dois votos devem acontecer na próxima quarta-feira, dia 28 de abril.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também decidiu, nesta quinta-feira, que os processos contra Lula, que terão de ser reiniciados do zero, devem tramitar na Justiça Federal do Distrito Federal.