Roberto Cláudio acusa descaso do governo Bolsonaro diante da Covid-19 e defende empenho de governadores e prefeitos na pandemia
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), fez críticas ao Governo Federal e a sua postura negacionista diante da situação do Brasil no enfrentamento à pandemia decorrente da Covid-19. Para o médico sanitarista, ph.D em Saúde Pública, o País chegou ao número de 340 mil mortos pelo coronavírus, e a marca de 4.200 óbitos em 24 horas, devido à gestão do presidente Jair Bolsonaro negar a gravidade do problema e não tomar as medidas sanitárias necessárias para evitar o aumento dos casos.
“Diante de um cenário trágico, infelizmente, temos assistido à política do confronto partindo da autoridade máxima do País. O Governo Federal negou o problema, não fez campanhas de comunicação e, inicialmente, desprezou a vacina, gerando confusão de informação, promovendo a não adesão às medidas sanitárias e ampliando a disseminação viral. A prevenção deve ser promovida pela mudança de hábitos. A saída para o atual cenário se dará, também, por meio da vacinação em massa, sobretudo dos grupos de risco”, defendeu em entrevista à TV Democracia. O pedetista também ressaltou que é preciso deixar a “ideologia” de lado e priorizar “valores humanos básicos”.
Roberto Cláudio afirmou ainda que governadores e prefeitos estão tomando as rédeas do combate à Covid-19, com atuação fundamental para salvar vidas. “A despeito dos maus exemplos do Governo Federal, é possível observar uma grandiosíssima maioria de gestores buscando agir responsavelmente. Mesmo prefeitos e governadores alinhados ao presidente têm praticado, de forma solidária, a emissão de mensagens favoráveis ao controle da disseminação viral”.