Sem uma coordenação nacional, governadores apelam a ONU por mais vacinas e kit intubação
A paciência dos governadores com a falta de uma coordenação nacional do Ministério da Saúde no enfrentamento à pandemia se esgotou. Nesta sexta-feira, dia 16 de abril, governadores apelaram a Organização das Nações Unidas (ONU) por ajuda humanitária para conseguir mais vacinas e kits de intubação para os hospitais. O pedido foi feito em reunião por meio de videoconferência com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.
“Desde o começo, nós colocamos claramente: ‘Nós queremos o presidente da República, queremos o ministro da Saúde na coordenação nacional’. O que esperamos? O presidente da República fazer essa relação. Por que nós estamos indo à ONU? Porque o presidente da República, que era para ir, não foi. Nós estamos buscando”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador do Fórum de Governadores.
Ele acrescentou que não há outra alternativa para estados e prefeituras, senão buscar apoio em organismos internacionais diante do caos sanitário. “São 11 estados em que pacientes estão internados e faltam analgésicos, sedativos, em alguns lugares oxigênio. Ou seja, há necessidade de a ONU dar essa ajuda humanitária nessa direção”, reforçou Wellington Dias.