Deputados de oposição articulam pedido a MPF e TCU para investigação de orçamento secreto de Bolsonaro

  • 11/05/2021

O “Bolsolão” gerou novo caminho de investigação sobre as ações do governo Bolsonaro. Após ser apontada a existência de um orçamento secreto de R$ 3 bilhões em emendas para que o presidente aumentasse sua base governista no Congresso, parlamentares da Câmara dos Deputados agora se articulam para apresentar representação no Ministério Federal e no Tribunal de Contas da União, com o intuito de que seja aberto inquérito para este novo caso.

Líder da oposição na Casa, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), na foto com Marcelo Freixo, afirmou que, diante das denúncias apontadas pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, é urgente que as autoridades responsáveis sejam julgadas. “É imperativo investigar se o governo Bolsonaro escolheu montar uma base no Congresso em vez de garantir vacinas e, por isso, recusou imunizantes em 2020”, disse.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) protocolou representação no TCU com pedido de adoção de medidas cautelares e apuração de eventuais responsabilidades, para que os responsáveis sejam punidos.

Ciro Gomes (PDT) também repercutiu o caso do orçamento secreto, classificando a operação como “festival de emendas do aluguel do Centrão”. “É um crime gigantesco que precisa ser apurado e punido”, disse o ex-ministro.