Em decisão histórica, Joe Biden passa a apoiar a quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19

  • 06/05/2021

O presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu apoiar a ideia de suspender patentes de vacinas e se alia aos países emergentes na OMC (Organização Mundial de Comércio). Na prática, isso permite que doses das vacinas contra a Covid-19 sejam produzidas por empresas de todo o mundo, aumentando o abastecimento ao mercado global e preços mais baixos.

Cerca de 1,1 bilhão de doses de imunizantes já foram administradas em todo mundo, mas 80% delas estão apenas em países ricos e de renda média.

A decisão de Biden deixa Brasil em situação desconfortável, já que país é um dos poucos emergentes a ir contra a ideia sob negociação na Organização Mundial de Comércio (OMC). O projeto permitirá o aumento de produção de vacinas pelo mundo.

A postura de Joe Biden foi comemorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante o governo de Donald Trump, os Estados Unidos foram contra a proposta e garantiram o apoio do presidente Jair Bolsonaro para também se recusar a aceitar a ideia. A intenção de Joe Biden de apoiar a produção de vacinas para todos está sendo classificada pelas autoridades mundiais como de “exemplo de liderança internacional” e referência “moral”.