Governo Federal anuncia compra de 560 milhões de doses de vacinas, mas documentos enviados à Câmara dos Deputados mostram aquisição só da metade prevista

  • 05/05/2021

O Ministério da Saúde enviou ofício à Câmara dos Deputados confirmando a compra de 281 milhões de doses de vacinas, número correspondente a apenas metade da compra de 560 milhões que foi anunciada pelo Governo Federal. Os documentos da Secretaria de Vigilância em Saúde apontam que as outras 281,9 milhões de imunizantes não tiveram compra confirmada e ainda “estão em fase de negociação”.

O anúncio das 560 milhões de doses foi feito no dia 15 de março, pelo então titular da pasta, Eduardo Pazuello. Na mesma data, Marcelo Queiroga foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da Saúde. A informação circulou nos veículos de comunicação oficiais do governo e também em publicidades na TV aberta, com dedicação de verba milionária para a propaganda.

A farsa dos números foi provocada por parlamentares da Câmara dos Deputados, que passaram a desconfiar da compra efetiva das doses. “É muito grave. Além da clara falta de organização e planejamento no enfrentamento à pandemia, o governo ainda usa dinheiro público para criar falsas expectativas na população sobre o plano de vacinação”, argumentou o deputado federal Gustavo Fruet (PDT).

O episódio deverá ser encaminhado, com as devidas informações reunidas e apuradas junto ao Tribunal de Contas da União, para a CPI da Covid que ocorre no Senado Federal. Em nota, o Ministério da Saúde defende que é possível garantir que cerca de 530 milhões dessas vacinas anunciadas já foram efetivamente compradas.