Lula inicia contatos políticos em Brasília e defende aumento do auxílio emergencial para R$ 600 reais

  • 03/05/2021

O ex-presidente Lula (PT) inicia esta semana com uma série de contatos políticos em Brasília. Faz parte da articulação para uma provável candidatura à Presidência da República em 2022. Mas o principal foco da viagem de Lula à Capital Federal é a busca de convencer parlamentares do Congresso Nacional a aumentar o valor do auxílio emergencial para R$ 600 reais, no momento que o Brasil passou de 400 mil mortos pela Covid-19 e se agrava a crises financeira da população mais pobre que também está desempregada.

Lula avalia que não é hora de fazer controle de gastos públicos no meio de uma pandemia e que, assim como os Estados Unidos, o Brasil deve emitir moeda para bancar despesas extras.

Em Brasília, a semana será de muita movimentação no mundo político. Com o Governo Federal fragilizado na CPI da Covid no Senado Federal, a comissão parlamentar de inquérito estreia, nesta terça-feira, dia 3 de maio, a fase de depoimentos dedicada a devassar as ações de todos os ministros da Saúde que passaram pelo comando do presidente Jair Bolsonaro.