Produção da CoronaVac será paralisada nesta sexta-feira por falta de insumos da China

  • 13/05/2021

O Instituto Butantan irá suspender completamente a produção da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, por falta de matéria-prima, nesta sexta-feira, dia 14 de maio. O Butantan aguarda a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para retomar a produção.
O Instituto deve entregar 1,1 milhão de doses para o Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira e não há previsão de novas entregas, pois não há mais material para processamento em qualquer etapa de produção. Ainda de acordo com o instituto, até a chegada de novos lotes do IFA, os setores vão assumir a produção da vacina da gripe.
O governo de São Paulo afirma que, com 10 mil litros de insumo é possível produzir cerca de 18 milhões de doses da CoronaVac.
Até a última quarta-feira, dia 12, o Instituto Butantan entregou 46 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde.
Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, não há mais garantia que chegue os 3 mil litros do IFA que deveria chegar até sábado, dia 15.
O governador João Doria (PSDB) atribui os entraves na importação às constantes declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a China.