TJCE barra retorno de aulas presenciais, mas professores começam a ser vacinados na próxima semana no Ceará
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) derrubou a liminar que determinava o retorno das aulas presenciais para alunos do Ensino Médio no Estado. O Sindicato Apeoc tinha recorrido da decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública, em ação movida pelo grupo Escolas Abertas Ceará, liderado por mães de alunos.
Mesmo assim, o governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta sexta-feira, dia 21 de maio, após reunião do comitê de enfrentamento à Covid-19 no Ceará, que os professores da rede pública e da rede privada de ensino começarão a ser vacinados a partir da próxima semana. Camilo destacou que a imunização dos profissionais da educação é crucial para garantir o retorno das aulas presenciais nas escolas em municípios cearenses.
Desde dezembro do ano passado, o Governo do Ceará solicita ao Ministério da Saúde a inclusão dos professores nas fases prioritárias do Plano Nacional de Imunização (PNI). “Enviamos ofícios em dezembro de 2020 e abril deste ano com o pleito, ambos sem resposta”, lembrou o governador.
Neste sábado, Camilo Santana anunciará a atualização do decreto estadual que estabelece as normas de isolamento social no enfrentamento aos casos de coronavírus.