CPI da Covid: integrantes do “gabinete paralelo” Osmar Terra e Filipe Martins prestam depoimentos nesta semana

  • 21/06/2021

A CPI da Covid recebe, nos próximos dias, nomes apontados como integrantes do gabinete paralelo que assessorou o presidente Jair Bolsonaro nas decisões sobre a pandemia. Nesta terça-feira, dia 22 de junho, os senadores ouvirão depoimento do deputado federal Osmar Terra (MDB). Negacionista e ex-ministro de Desenvolvimento Social de Bolsonaro, Terra é listado como “padrinho” do gabinete e foi convidado para comparecer à comissão.

Na quinta-feira, dia 24, é a vez do assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins, prestar esclarecimentos sobre as reuniões e ações do governo federal. O bolsonarista esteve envolvido em diversos episódios de confronto ao isolamento social e o uso das vacinas. Além disso, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por gesto racista durante sessão no Senado Fededal.

Filipe esteve em reuniões com Bolsonaro, Osmar Terra, dentre outros integrantes do grupo que deliberava pautas da pandemia fora do Ministério da Saúde. E também terá de explicar a sua participação em reunião com representantes da Pfizer, quando a farmacêutica ofertou ao País a compra de doses da vacina ainda no ano passado.

Após ausência na semana passada, o empresário Carlos Wizard teve seu depoimento remarcado para o dia 30 de junho. Wizard é defensor da cloroquina no tratamento precoce contra Covid-19. A presidência da CPI chegou a pedir apreensão do passaporte do bolsonarista após ele não comparecer ao Senado na primeira convocação para depor.