Janssen adia envio de 3 milhões doses da vacina contra Covid-19 para o Brasil
A entrega de 3 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da Janssen para o Brasil não ocorrerá mais nesta terça-feira, dia 15 de junho. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, que prevê nova data de recebimento dos imunizantes ainda para esta semana. No entanto, ainda não há sinalização da farmacêutica sobre a disponibilização do lote. A empresa não confirmou o motivo da suspensão.
A vacina da Janssen, da Johnson & Johnson é aguardada pelas capitais do País como peça fundamental na aceleração do plano nacional de imunização. As doses que estavam programadas para chegar neste início de semana têm o prazo de validade até 27 de junho. Por isso, seriam intensificados os dias de vacinação de adultos e jovens nos próximos meses. A Janssen é aplicada em dose única.
Com eficácia de 85%, os insumos podem ter o prazo de validade aumentado de 12 para 18 semanas caso seja seguido protocolo posto em prática nos Estados Unidos e com o acompanhamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, funcionando assim até o dia 8 de agosto.