Por precaução, Camilo Santana não avança na reabertura econômica e renova o decreto estadual sem alterações

  • 18/06/2021

O governador Camilo Santana (PT) renovou, na noite desta sexta-feira, dia 18 de junho, o decreto de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus. Em transmissão ao vivo por suas redes sociais, Camilo afirmou que, por precaução e prudência, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia no Ceará decidiu pela renovação sem avanços na reabertura econômica para a próxima semana. Assim, a partir da próxima segunda-feira, dia 21, nada de novo será incluído nos protocolos dos municípios cearenses.

Os atendimentos na rede de saúde, com queda de ocupação dos leitos, e o número de óbitos seguem em queda na maior parte das regiões. O governador ressaltou também que a transmissão da Covid-19 se encontra estável no cotidiano da população cearense. Mas há uma preocupação do Governo do Ceará com o crescimento de casos em outros estados, além da situação preocupante na região do Cariri, que segue em alerta.

Presente na live, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou que há uma taxa de positividade de exames no Estado de 17%, numa constante queda da transmissão do vírus. No entanto, apenas no Cariri, o índice chega a 53%.

Camilo atentou ainda para o mês de junho e as festas juninas, demonstrando preocupação com possíveis aglomerações em festejos juninos neste período. “Teremos vários outras festas juninas. Quem não gosta de festa junina? Mas vamos deixar isso para o próximo ano em um momento em que a gente possa superar a pandemia”, alertou.

O último decreto aprovado com alterações liberou aulas presenciais para o ensino médio, autorizou a reabertura de museus, cinemas e bibliotecas, ampliou a capacidade de público nas academias e templos religiosos, além da permissão de atividades ao ar livre em espaços públicos. O funcionamento de shoppings e restaurantes segue liberado até 22 horas e o toque de recolher ocorre das 23 horas às 5 horas.