Prefeito José Sarto assina Projeto Se Liga na Rede para moradores de baixa renda
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, e a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, assinaram nesta sexta-feira, dia 4 de junho, a ordem de serviço para as obras que irão possibilitar a interligação à rede de esgoto de moradias de baixa renda situadas na bacia da vertente marítima, que inclui bairros como Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Jacarecanga e Pirambu.
As obras do Projeto Se Liga na Rede integram o Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) que objetiva a integração dos ambientes natural e construído da cidade e pretende impedir que o esgoto de moradias que ainda não estão interligadas à rede vá parar na orla marítima da região, com a vantagem de possibilitar a melhoria na balneabilidade da orla situada na região oeste da capital cearense.
O projeto será financiado por meio da contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, assim como os demais projetos do FCS, no valor de US$ 73,3 milhões. Segundo Luciana lobo, este é o primeiro financiamento específico para a área ambiental e de sustentabilidade.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é a responsável pela condução de parte do processo e irá realizar os procedimentos técnicos de interligação. O contrato no valor de R$ 21.280.800,58, prevê que o serviço deverá ser executado em 24 meses e calcula até 2.500 ligações intradomiciliares de esgoto, a partir da mobilização social em 8.000 imóveis, além da fiscalização de 13.000 imóveis não conectados à rede de esgoto.