Bolsonaro indicará advogado-geral da União André Mendonça para o STF
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicará o advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, no próximo dia 12 de julho. A informação foi confirmada por Bolsonaro a aliados nesta terça-feira, dia 6 de julho.
Com a indicação, o presidente não apenas cumpre a promessa de encaminhar um evangélico ao STF, como também um nome ligado à defesa da gestão bolsonarista. Mendonça substituiu Sergio Moro na titularidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dentre suas ações, o advogado chegou a ser apontado como responsável por acionar a Lei de Segurança Nacional para investigar opositores do presidente.
André Mendonça vai ser o segundo elegível à ministro do STF escolhido por Bolsonaro. Em novembro do ano passado, Nunes Marques substituiu Celso de Mello na Corte.
No entanto, desta vez o cenário é diferente. A indicação do presidente será levada para discussão no Senado Federal, onde deverá enfrentar forte resistência por parte de parlamentares da oposição. A sabatina deve ocorrer no mês de agosto.