Bolsonaro perde em quase todos os cenários de pesquisa eleitoral divulgada pelo El País
O jornal espanhol El País divulgou, nesta sexta-feira, dia 30 de julho, uma nova pesquisa Atlas que aponta 62% de rejeição popular ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a sua iminente derrota na maioria dos cenários projetados para as eleições de 2022.
Principal nome na disputa contra o atual mandatário, o ex-presidente Lula (PT) ampliou vantagem e venceria Bolsonaro por 49,2% contra 38,1% das intenções de voto num eventual segundo turno. Neste contexto, seriam 12,8% de votos nulos ou brancos.
A pesquisa alerta que Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), também largam na frente do presidente na disputa de um segundo turno. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), aparece empatado tecnicamente com Bolsonaro.
Cada vez mais acuado e sob pressão devido a escândalos que envolvem seu governo, Jair Bolsonaro tentou, na noite da última quinta-feira, mais uma vez descredibilizar as urnas eletrônicas acusando que o último pleito foi fraudado. Apesar de ter prometido apresentar provas da fraude, o presidente apenas veiculou conteúdos de fake news de WhatsApp e admitiu não ter nenhuma prova concreta. A live ampliou a repercussão negativa de suas ações.
