Em live, Bolsonaro admite não ter provas de fraude contra urnas eletrônicas e recicla mentiras

  • 30/07/2021

O presidente Jair Bolsonaro voltou a desferir mentiras na sua live transmitida nas redes sociais, nesta quinta-feira, dia 30 de julho. Não apresentou as provas prometidas contra o sistema de votação eletrônico hoje em vigor no Brasil e passou a reciclar uma série de boatos já desmentidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de levantar suspeitas infundadas sobre os resultados de eleições anteriores. Vale ressaltar que nunca houve fraude comprovada nas eleições brasileiras desde a adoção da urna eletrônica.

Políticos, partidos e entidades classificaram a live de Bolsonaro como “constrangedora”, “patética” e um “ataque sistemático à democracia” por atacar o sistema eleitoral, sem apresentar uma única prova. A oposição enxerga uma tentativa do atual presidente em tumultuar o processo diante de uma possível derrota nas urnas.

Não custa lembrar que a suspeita de Bolsonaro com o voto eletrônico acontece no momento em que a CPI da Covid avança no Senado, a reprovação do presidente da República bate recordes e pesquisas de intenção de voto têm mostrado larga vantagem do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial.

De acordo com o Relatório Global de Expressão 2021, com dados de 161 países, produzido pela organização não-governamental (ONG) Artigo 19 sobre liberdade de expressão, Jair Bolsonaro emitiu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020, uma média de 4,3 por dia. Ou seja, prática já comum.