Após novas manifestações antidemocráticas de Bolsonaro, Fux diz que STF está atento aos “ataques de inverdades”

  • 02/08/2021

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, respondeu de forma indireta as manifestações antidemocráticas do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e membros de seu governo, durante o seu discurso de retorno dos trabalhos na Corte nesta segunda-feira, dia 2 de agosto.

Fux afirmou que os ministros do Supremo estão preocupados com ações que “deslegitimam veladamente as instituições do país” e que está atento aos “ataques de inverdades”. A fala vem um dia após os atos bolsonaristas em 23 capitais brasileiras, quando foi pedida a substituição das urnas eletrônicas pelo voto impresso.

Jair Bolsonaro sustenta que as urnas eletrônicas são fraudulentas e não apresentam confiabilidade para realização das eleições de 2022. Contudo, o presidente não tem nenhuma prova sobre as supostas fraudes. Na manhã desta segunda, Bolsonaro acusou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de querer manipular o pleito do próximo ano.

O TSE manifestou-se por meio de nota, reafirmando a segurança do atual sistema de votação. “A contagem pública manual de cerca de 150 milhões de votos significará a volta ao tempo das mesas apuradoras, cenário das fraudes generalizadas que marcaram a história do Brasil”, diz um dos trechos.

Ainda esta semana, o Congresso pode por fim a Proposta de Emenda Constitucional de volta do voto impresso. Maioria dos partidos é contra a proposta de Bolsonaro, que não deve nem ir a plenário e pode cair na Comissão de Constituição e Justiça.