Arthur Lira deve levar PEC do voto impresso para votação em plenário na próxima semana e aumenta tensão entre Planalto e STF

  • 07/08/2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, resolveu colocar mais fogo na tensão entre o Palácio do Planalto e o STF. Ele deve levar, na próxima semana, a PEC do voto impresso para votação no plenário da Casa, mesmo após o relatório favorável ao texto ter sido rejeitado na comissão especial. A tendência na Câmara é de nova derrota para o presidente Jair Bolsonaro, que tenta derrubar o atual sistema eleitoral com urnas eletrônicas.

A manobra de Lira torna ainda mais tensa a relação de Bolsonaro com os ministros do STF, a quem Bolsonaro decidiu dirigir acusações e até palavras de baixo calão. Sob investigação do STF por difundir mentiras nas redes sociais, Bolsonaro parece que partiu para o “tudo ou nada”.

Por enquanto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, parecem ser os únicos a se calarem diante dos devaneios golpistas do Presidente da República. Resta saber até quando vão sustentar esse desgaste perante a sociedade civil.