Bolsonaro tenta articular mobilização contra ministros do STF em setembro com participação de caminhoneiros
Derrotado na Câmara dos Deputados com a PEC do voto impresso, agora o presidente Jair Bolsonaro direciona uma nova tensão política contra dois ministros do STF, Alexandre de Moraes e Luiz Roberto Barroso. Bolsonaro diz que vai pedir o impeachment dos dois no Senado Federal, depois da prisão do bolsonarista Roberto Jefferson determinada por Alexandre de Moraes.
No Senado, líderes de bancadas consideram que o pedido de abertura de processo contra ministros do Supremo Tribunal Federal anunciado por Jair Bolsonaro não vai prosperar. Senadores iniciaram uma operação política para evitar que Bolsonaro crie um “circo” na Casa ao provocar o presidente Rodrigo Pacheco com o pedido de impeachment dos dois ministros do STF.
Paralelo a ação no Senado, Bolsonaro ainda tenta mobilizar os apoiadores para uma manifestação programada para o dia 7 de setembro, que poderá ter a participação de caminhoneiros. O ex-deputado bolsonarista e cantor Sérgio Reis está organizando a manifestação de caminhoneiros para o dia 7 de setembro pelas redes sociais. No entanto, as principais lideranças da categoria desmentem a participação no evento.
“Sérgio Reis não representa nem os artistas, quanto mais os caminhoneiros”, disse Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga. Segundo ele, a preocupação dos líderes da categoria é com as melhorias de condições de trabalho e não com pautas políticas.