Câmara dos Deputados vota quarentena para candidatos militares e juízes na próxima quinta-feira
Deputados federais devem votar em plenário, na próxima quinta-feira, dia 2 de setembro, a proposta que define uma quarentena de cinco anos para que militares, policiais, juízes e promotores disputem eleições. A proposta é da deputada Margarete Coelho, do PP do Piauí e tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, assim como do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, principal cacique do PP. Também conta com o apoio de outras siglas do Centrão, como o PL, além da oposição.”
No entanto, o Palácio do Planalto se movimenta para fazer com que a medida passe a valer apenas a partir do pleito de 2026. Afinal, o principal apoio do presidente Jair Bolsonaro está na chamada “bancada da bala”, que só tem crescido nas últimas eleições.
Caso seja aprovada e sancionada até o início de outubro deste ano para valer na eleição de 2022, a proposta inviabilizaria eventuais pretensões políticas de policiais e militares que buscam surfar na onda do bolsonarismo, como o general Eduardo Pazuello, além do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro.