Camilo Santana anuncia suspensão de contrato com vacina russa Sputnik V e sela acordo com a Fiocruz

  • 05/08/2021

O governador Camilo Santana (PT) informou nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, que os governadores do Nordeste decidiram pela suspensão do contrato de compra da vacina russa Sputnik. Estava prevista a aquisição de mais de 5,5 milhões de doses para o Estado do Ceará. Segundo Camilo, a decisão baseou-se nas barreiras impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação do imunizante contra Covid-19.

“A Sputnik V, que está sendo usada em 69 países e tem eficácia comprovada de 91,6%, seria mais uma vacina para ajudar a salvar a vida de milhares de brasileiros. Diante da lentidão do governo federal no fornecimento de vacinas para os estados, temos buscado todas as formas da aquisição direta junto aos laboratórios para acelerar a vacinação, principalmente com a ameaça da nova variante Delta”, disse o governador.

Ainda nesta quinta-feira, Camilo Santana selou acordo de cooperação entre Governo do Ceará e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para produção da vacina cearense contra a Covid-19.

O acordo visa realizar ajustes solicitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fase de testes em animais da vacina cearense 2H120 Defense, revendo e ampliando resultados. Isso é necessário para que os pesquisadores possam realizar a submissão de documentos para solicitar autorização para dar início aos testes em humanos.

A Fiocruz irá disponibilizar infraestrutura laboratorial multiusuária para execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, assim como apoiar e viabilizar a realização de seminários, palestras, workshops e cursos relacionados com o assunto.

Cabe ao poder estadual, neste acordo, disponibilizar recursos financeiros para execução do acordo, que não inclui repasse de verba. A Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece) e UECE ficam com a responsabilidade de disponibilizar infraestrutura de pesquisa e também profissionais para a fabricação.