Manifestantes organizam protestos no 7 de setembro a favor e contra Bolsonaro

  • 31/08/2021

As manifestações da próxima terça-feira, dia 7 de setembro, geram expectativa nas principais capitais do País pelo temor de registro de confronto entre aliados e opositores do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem incentivado a sua base de apoio a ir às ruas contra o STF e o Congresso. Bolsonaro promete ir às manifestações de Brasília e São Paulo.

Mas os protestos nas ruas serão favoráveis e contra o presidente, que continua a bradar os seus delírios golpistas. Em São Paulo, por exemplo, a Justiça determinou que grupos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro têm o direito se manifestar no dia 7 de setembro, o que contraria uma decisão do governador João Doria (PSDB), que proibiu os opositores de ir às ruas no mesmo dia dos aliados do presidente. A decisão judicial obriga as forças de segurança paulistas a acompanhar as duas manifestações.

Os grupos contrários a Bolsonaro se reunirão no Vale do Anhangabaú, na região central da cidade de São Paulo. Já a manifestação em apoio a Bolsonaro ocorrerá na Avenida Paulista.

Em queda nas pesquisas, Bolsonaro tenta recuperar fôlego em meio a uma crise institucional provocada por ele mesmo, além das crises sanitária, econômica e social no país. A estratégia do bolsonarismo é tachar inimigos externos, como o STF, o TSE, a imprensa e a oposição de maneira geral, como os atores que extrapolam as regras democráticas em nome de uma operação de perseguição ao presidente.

O problema é que esse discurso só tem colado nos seus apoiadores radicais, que num estado de cegueira política só fazem diminuir.